Vejo muita gente desejando conhecer Gramado no Rio Grande do Sul, pelo clima friozinho da serra, pela fondue na pedra, pelo chocolate quente, pela arquitetura europeia, pelos pontos turísticos adoráveis. Seja lá o motivo, Gramado é um dos locais mais turísticos do Brasil.

Não tem baixa temporada nesse lugar, tem gente o ano todo, e se você andar pelas ruas da cidade terá a impressão que tem muito mais hotel que morador, a cidade respira o turismo.

A primeira vez que estive em Gramado no meu aniversário foi uma experiência que não consigo esquecer, a segunda vez foi mais especial ainda e tem sido toda vez que vou lá.

Hoje em dia vou a Gramado a cada 2 meses por conta do Snowboard que eu e meu marido praticamos como sócios da Snowland, e por ir muito a Gramado precisei pesquisar meios de economizar, visto que é uma cidade com preços bem salgados.

Mas posso te dizer que se você souber os meios para economizar você poderá fazer aquela viagem incrível para lá sem estourar seu orçamento e aproveitar tudo de bom que a cidade tem.

Então pega essas dicas de ouro

  • FUJA DOS MESES MAIS CAROS

Julho e época de natal, o famoso Natal Luz são sem dúvidas épocas caríssimas para conhecer a cidade, claro que se você não tem outra data para ir poderá economizar muito usando outros métodos que irei explicar logo abaixo, porém se puder fugir dessas datas, fuja! O mês de fevereiro tem um dos preços mais baixos, portanto não está tão frio, mas mesmo assim a cidade é linda e especial em qualquer época do ano.

  • PASSAGEM DE AVIÃO

Estou supondo que você vá de avião da sua cidade, então precisará comprar passagens para Porto Alegre. De lá você terá que ir até Gramado, e eu tenho duas opções. Se você tiver em mais pessoas alugue um carro no aeroporto, vocês vão rachar o aluguel e ficará bom para todo mundo. Se você está sozinho, em casal ou até mesmo se alugar um carro não está nos seus planos então você tem uma ótima opção que é o ônibus. A empresa Citral faz esse percurso do aeroporto até Gramado e Canela, eu já usei e é uma mão na roda, fora a economia que você irá fazer. Gramado e Canela são cidades pequenas e ir da rodoviária até seu hotel ficará muito mais fácil, poderá pegar um Uber ou ir a pé dependendo do caso.

Sobre preços e horários: Clique aqui!

  • HOSPEDAGEM

Uma das coisas mais cara de uma viagem, você precisa ter muitas técnicas para fazer uma boa economia nesse quesito. Eu uso muito o Booking, um site e aplicativo completo de hospedagem do mundo todo, confiável e você poderá filtrar por menor preço e encontrar muita coisa legal lá. E se você não faz questão de quarto individual nem nada muito chique, pode optar pelo aplicativo HostelWorld, e encontrar ótimas opções de quarto compartilhado.

  • ALIMENTAÇÃO

Tenho certeza que sua maior dúvida é se é muito caro comer em Gramado, acertei? Não existe restaurante simples em Gramado, todos possuem uma linda arquitetura, ótima estrutura pois a disputa pelos turistas é enorme, mas não se assuste, você pode economizar muito em alimentação. Comer uma sequência de fondue pela metade do preço, pagar 1 chocolate quente e beber 2, desconto para comprar chocolate nas lojas de fábrica, passeios em promoção, são infinitas possibilidades, tudo isso você pode fazer comprando voucher de promoção. Eu uso o Groupon e o Tchê Ofertas.

  • PASSEIOS

Passeio é que não falta em Gramado, você pode ficar 2 meses na cidade e ter coisa para fazer todo dia, então eu sugiro que você levante todos pontos turísticos da cidade, anote os seus preferidos e se organize para isso. Tem muito passeio gratuito ou bem barato em Gramado e Canela que você poderá incluir no seu roteiro sem ter que vender um rim para isso. Nesse post eu conto todos os passeios gratuitos ou muito baratos para você fazer na sua viagem.

Você pode sim visitar Gramado e deixar muito dinheiro lá ou pode ir com um orçamento mais enxuto e aproveitar do mesmo jeito. Conhecimento é tudo, é ele que fará você gastar menos ou gastar mais. Aproveite sua viagem e me conta depois se você conseguiu economizar.