Coroa Vermelha é uma praia da de Santa Cruz Cabrália bem próximo a Porto Seguro (14 km). Foi aqui que toda história do Brasil começou, nessa cruz da foto abaixo foi o local que se rezou a primeira missa do Brasil.

Praia de mar calmo, muitas pessoas procuram essa praia para descansar do agito de Porto Seguro. A praia é cheia de restaurantes, um do lado do outro fazendo com que a faixa de areia fique bem pequena. Não tem Salva Vidas e nem aluguel de cadeiras e guarda sol, o que faz com que você acabe tendo que sentar em uma mesa dos restaurantes.

Se você acordar bem cedo pode andar pelas enormes faixas de areia no meio do mar que aparecem por conta da maré baixa.

Próximo a praia tem uma feirinha de barraquinhas indígenas dos índios Pataxó, mas que já está muito modernizada, nem tudo é mais dos índios, infelizmente.

Em Coroa Vermelha tem restaurantes (além dos restaurantes das praias), mercadinhos, farmácia, então é um bom lugar para se hospedar. Também passa ônibus circular de meia em meia hora que te leva para todos os lugares mais turísticos, como as super barracas, passarela do álcool, etc. Custa apenas R$4,70.

Com poucos passos você está na praia do Mutá que é uma sequência da Coroa Vermelha, e mesmo sendo uma sequência é incrível como muda o visual do mar. Bem mais azul, talvez por ser mais raso. Eu achei mais apropriado para crianças do que a Coroa Vermelha.

Coroa Vermelha é bom para se hospedar ou para inserir no seu roteiro de viagem para Porto Seguro.