Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho que fica na região de Trancoso é roteiro garantido para quem vai para Porto Seguro. Esse nome vem do fato da água ser tão clara que forma pequenos lagos na maré baixa de forma que fica espelhada.

Fica a umas 2 horas de Porto Seguro, meia hora só de estrada de chão. Sinal de celular não pega por lá, por isso a maioria das pessoas preferem fazer esse passeio com agência de turismo, e apesar de gostar de fazer passeios por conta, eu aconselho fazer essa em especial com alguma das agências de Porto Seguro. Todas fazem esse passeio, eu fiz com a Caiçaras Turismo (Whatsapp: (73)9116-8757), são ótimos, e adorei a experiência com eles por isso recomendo (uma das poucas empresas que conversei que buscava em Coroa Vermelha que foi onde fiquei). Paguei 70 reais pelo passeio.

Não deixe de conferir a matéria sobre a Praia Coroa Vermelha – Porto Seguro

O passeio funciona basicamente assim; a agência te pega no hotel e segue para Praia do Espelho, fazendo uma paradinha para comprar artesanato de índios. A chegada na praia acontece geralmente por volta das 10:30hs da manhã porque é preciso pegar a maré baixa para ver toda beleza dessa praia, por volta das 13hs a maré já subiu e a praia fica como outra praia qualquer.

Com a maré baixa é possível ver todos os corais e conforme a maré vai subindo forma-se piscinas naturais, com um azul muito claro, e uma natureza intocável. Coqueiros tombados, um rio encontrando o mar e a beleza do maior pintor que nesse caso é Deus.

Tem algumas opções de restaurantes, porém o preço é “salgado”, pratos por volta de 160 reais e cerveja long neck por 12 reais, mas você pode levar seu lanche, sua bebida ou comprar de vendedores ambulantes (possui alguns). Não esqueça de levar dinheiro, o sinal lá é ruim, pode não passar seu cartão de crédito. Pergunte também antes de se sentar se existe consumação mínima, para não levar um susto.

O local apesar de rústico, possui banheiros e duchas mesmo se não estiver em nenhum restaurante. Não tem aluguel de guarda sol nem de cadeiras, mas tem bastante sombra por lá, leve uma canga.

Aproveite na chegada para caminhar por toda orla, tirar fotos, mergulhar, antes da maré subir.

Todas as vans saem da praia 15hs, se você for com seu carro próprio pode sair esse horário também e seguir as vans de turismo para não se perder, a estrada é de terra e não vi sinalização, e também não pega GPS.

Eu já vi muitas praias nessa vida, mas confesso que nada comparado a Praia do Espelho. Quase não fui, achei que seria apenas mais uma praia, mas foi incrível minha experiência por lá, por isso recomendo fortemente que você inclua no seu roteiro.

Deixe nos comentários se tiver alguma dúvida.