Cheguei do Peru recentemente e alguns de vocês acompanharam algumas dicas nas minhas redes sociais e pediram o preço das coisas. A maior dúvida de um viajante é quanto uma viagem dos sonhos custará para ele, estou certa? Claro que existem diferentes perfis de viajantes, o meu é “sem frescura” mas claro que opto por algumas prioridades básicas como quarto individual e fazer os passeios turísticos, de resto eu compartilho banheiro, como em lugares mais simples e uso transporte público. Como foram 15 dias de viagem e é muita informação, vou dividir em vários posts, começando por Machu Picchu.

Só para entender eu estava em Cusco e de Cusco fui até Águas Calientes que fica ao pé de Machu Picchu, é de lá que saem os ônibus para as ruínas de Machu Picchu, e por conta do tempo entre Cusco e Águas Calientes é recomendado dormir lá e claro, a cidade de Águas Calientes merece um dia para conhecer. Lembrando que existem outras formas de chegar até Machu Picchu, alguns optam pelas trilhas incas que podem levar até 6 dias, mas não era meu objetivo porque eu tinha pouco tempo. Essas dicas que darei é para quem quer conhecer de maneira mais rápida.

O que for dólar vou por em dólar e o que for soles vou por em reais, a conversão é bem parecida quase 1 para 1 só para facilitar o entendimento de vocês.

1- Trem de Cusco (Poroy) para Águas Calientes pela Peru Rail (126 dólares por pessoa ida e volta), COMPRAR ANTECIPADAMENTE.

2- Ingresso para Machu Picchu (165 reais por pessoa), COMPRAR ANTECIPADAMENTE

3- Hostel em Águas Calientes (80 reais o casal a diária com quarto individual), fiquei o H Falcon.

RESERVE NO BOOKING COM MEU LINK E GANHEI R$50,00 DE DESCONTO

4- Transporte em Águas Calientes (não gastei nada, não tem carros lá, a cidade é bem pequenininha fica tudo perto)

5- Ônibus de Águas Calientes para Machu Picchu (24dólares por pessoa ida e volta) TEM MUITOS ÔNIBUS PODE COMPRAR NA HORA

6- Alimentação (20 reais por pessoa + bebida) se você for no cardápio terá preços super altos mas todos os restaurantes tem o MENU TURÍSTICO que é uma entrada e um prato principal (as vezes até sobremesa) por 15 soles. Se você sair da plaza de armas e subir a rua Pachacutec que é a rua que segue em frente a igreja, você encontrará até por 10 soles. Para beber opte pelos Happy Hours, tem alguns que cobram 25 soles (uns 30 reais) por 4 bebidas entre cervejas e pisco sour, e o happy hour deles é o dia todo não tem horário como os nossos.

7- Água, com uns 5 reais você compra água grande, se você tem o estômago sensível opte pela marca San Mateo é a única água mineral, o resto são filtradas apenas.

8- Considere uns 35 reais de taxi entre Cusco e Poroy, é que a estação de trem não fica exatamente em Cusco, ela fica em um distrito próximo, eles oferecerão 40 soles, diga que você paga 30 soles e eles aceitam. Taxi não tem taxímetros, é tudo por negociação, se você tiver dúvida sobre o preço, simule uma corrida no aplicativo do Uber e veja mais ou menos quanto custa o trajeto.

9- A passagem SP-Lima-Cusco-SP custou R$1.200,00 com taxas por pessoa.

Clique aqui e saiba como conseguir os melhores preços na sua passagem aérea.