Fala viajantes! Esse é o blog mais mão de vaca desse Brasil! E hoje eu vim dar uma dica muito bacana pra quem gosta de trilhas.

Está visitando Floripa? Então se liga nessa trilha de tirar o fôlego.

Florianópolis é uma cidade encantadora, se você mora aqui ou está planejando sua viagem já deve ter visto as lindas fotos das inúmeras praias que temos, e essa praia de hoje é muito especial, pois só é possível chegar de barco ou pela trilha (imaginem o quão paradisíaco ela é, pensou?)

Naufragados fica no sul da ilha de Florianópolis, A região ganhou o nome de Naufragados pois foi lá que sobreviventes de um naufrágio se refugiaram, além de muitos corpos terem sido enterrados na praia. Uma discussão gira em torno de que naufrágio foi este, daí tem algumas versões sobre essa história que não irei prolongar.

Então como eu posso chegar até esse paraíso? Preciso de guia? É seguro? É fácil?

Vamos por partes

  • Como chegar até o início da trilha?

Indico duas opções, o ônibus e o carro. O transporte público que você vai pegar é para Caieiras da barra do Sul, pois esse é o ´ponto final, não tem como ir além desse ponto, você vai descer literalmente no último ponto de Caieiras da barra do Sul, e a trilha fica ao lado. Como você vai pegar esse ônibus vai depender muito de que ponto da cidade você está, então vou deixar um link para que você possa conferir os pontos, todo trajeto, preços e horários.

http://www.consorciofenix.com.br/

Esse é o ponto final do ônibus:

Se optar pelo carro a estrada é bem tranquila, e você chegará nesse mesmo ponto final que o ônibus faz, bem ao lado tem um estacionamento que custa em torno de 10 reais (preço atual, pode variar na temporada) é seguro e você parte do início da trilha bem no ponto do estacionamento. No aplicativo de GPS basta colocar “Praia da Caieiras do sul”, sem segredo.

Essa é a entrada do estacionamento:

  • Trilha guiada ou por conta própria?

Você tem as duas opções, eu já fiz as duas e particularmente gosto das trilhas em grupos, com guias que vai explicando as histórias do local, compartilhando experiências, fazendo novos amigos, e nessa trilha com um guia você consegue fazer um outro caminho diferenciado e chegar no farol e ver Naufragados de cima (mas também é possível chegar pela praia e vou te explicar jajá). Fiz essa trilha com o Floripa Ecotrilhas, o querido Heridion que é o guia e você precisa contribuir apenas com uma ajuda de custo, quando fiz contribuí com algo em torno de 10 reais, ou seja, compensa muito, mas tem outros inúmeros grupos de trilhas ótimos na ilha.

Mas vamos supor que você vai fazer a trilha em um dia que não tem nenhum grupo fazendo, então, você pode ir sozinho, bem, na verdade completamente sozinho eu nunca indico, segurança em primeiro lugar, apesar de ser tranquilo, é sempre bom ir acompanhado.

  • Quanto tempo demora a trilha?

Se você fizer ela sem o desvio para o farol ela vai durar em torno de 1 hora (claro que vai depender da sua velocidade ao caminhar), se for guiado e fizer o desvio do farol, daí vai levar um pouco mais em torno de meia hora a mais.

  • Qual o nível de dificuldade? O caminho é de mata fechada? Posso levar criança?

O nível é muito pessoal, trilheiros experientes acham muito fácil, pessoas sedentárias já acham mais difícil, essa resposta é muito particular, mas o que posso dizer é que é uma trilha tranquila, com algumas subidas, mas que você pode ir descansando pelo caminho. O caminho é super limpo, aberto, não tem como se perder, bem sinalizado, vai na fé (risos). Sempre vejo pessoas com crianças nessa trilha, afinal as crianças têm muito mais energias que os adultos não é mesmo?

  • O que levar? Como se vestir? Tem restaurante na praia?

Leve uma mochila com água, chocolate, gatorate, frutas, um lanchinho, repelente, protetor solar, toalha, roupas de banho.

Vá com roupas confortáveis e sapato fechado, leve também um boné e óculos de sol.

Tem poucos restaurantes na praia, pelo que vi uns 3, simples, não aceitam cartão, oferecem cervejas, refrigerantes, pasteis e peixes (falar em peixes não deixem de comer o peixe frito da dona Maria). A comida é simples, e não tem muita opção, então se você é frescurento nem deveria estar nesse blog pois aqui os viajantes são SEM FRESCURA, mas se você tem restrições alimentares é bom levar seu lanchinho.

  • Qual melhor época e horário para ir?

Sugiro iniciar a trilha bem cedinho, e retornar por volta das 15:00hs. Vai dar para aproveitar muito.

Agora época temos dois lados da moeda: No verão você tem muito mais sol então a paisagem fica linda, você pode tomar banho de mar, tem mais gente na trilha, porém a trilha fica mais cansativa e provavelmente terá mais trânsito. Já próximo ao inverno a trilha fica bem confortável porém você não conseguirá tomar banho de mar a não ser que seja muito corajoso, não vai ter muita gente na trilha e também tem que ficar ligado no tempo para não ir em um dia nublado e perder a vista.

  • É possível acampar em Naufragados?

Claro, se você é um viajante sem frescura pode levar seu kit de camping, achar um lugarzinho por lá e montar seu acampamento. Lembrando que o acampamento de naufragados é selvagem, ou seja, não tem área própria para camping, nem banheiro, nem energia, nem nada do tipo. Eu ainda não experimentei o camping de Naufragados mas em breve me jogarei nessa aventura e conto tudo para vocês com mais detalhes.

É isso viajantes sem frescura, um passeio que vale a pena, vocês viram as fotos né? É ou não é um paraíso?

Esse passeio não é tão comum para turistas, que acabam indo em praias e locais mais tradicionais, mas se você gosta de trilhas, natureza, de lugares diferentes e talvez tenha mais tempo em Floripa, compensa muito essa experiência.

Obs: Na alta temporada você pode chegar em Caieiras da barra do sul e optar pelo barco, já na baixa temporada não vai encontrar essa opção, então se optar por ir pela trilha vai ciente que vai ter que voltar andando.

Clique AQUI para saber como conhecer a Lagoa da Conceição SEM CARRO

Depois conta para a Kah como foi a sua sensação quando concluiu a trilha e deu de cara com esse paraíso deserto chamado NAUFRAGADOS!